O dia 08 de março foi instituído como “Dia Internacional da Mulher” em 1910 em referência incêndio que vitimou diversas operárias em uma fábrica têxtil em Nova York em 1857. A data serve não somente para lembrar este acontecimento, mas também para dar visibilidade à luta das mulheres pela igualdade de direitos e de oportunidades em relação aos homens.
Essa luta, aliás, está ligada à crescente inserção feminina tanto no mercado de trabalho quanto em instituições de ensino. Se até meados do século XX a função social da mulher era permanecer em casa cuidando do marido e dos filhos, nas últimas décadas diversas mulheres se mobilizaram em prol de mudanças nesse paradigma, de modo que pudessem votar cursar universidade e até ocupar cargos antes destinados somente a homens.
Atualmente, as mulheres estão estudando cada vez mais, não precisam escolher entre trabalhar e constituir família e estão construindo carreiras brilhantes, inclusive na política. Mas ainda há muito que conquistar, pois muitas mulheres enfrentam julgamentos machistas, assédio e recebem menos oportunidades de trabalho que homens. O ambiente parece mais igualitário do que antes, porém isso não significa que não há preconceitos e obstáculos a serem superados.
Por isso, neste dia 08 de março, vamos celebrar tudo que já conquistamos e nos unir cada vez mais para lutar por respeito e igualdade. Que possamos reconhecer as mulheres inteligentes, batalhadoras e capazes que nos cercam. E que nossa força só aumente!
Muito bom o artigo. Gostei muito!