Cuidando da beleza na gravidez – BL BABY

BL BABY

Cuidando da beleza na gravidez

Muitas mulheres adoram cuidar da pele, das unhas e dos cabelos, costume não muda nem precisa ser deixado de lado durante a gravidez. As mudanças hormonais e físicas experimentadas pelas gestantes, no entanto, fazem com que seja necessário mudar a rotina de com o corpo e até buscar novos produtos. Isso porque nesse período único a futura mamãe fica mais propensa a alergias, e algumas substâncias contidas em alguns dos produtos mais utilizados podem afetar o desenvolvimento do bebê.

O mais importante é que a rotina seja adequada às necessidades e desejos da gestante e, para isso, é preciso conversar não apenas com o obstetra, mas também com dermatologistas e até profissionais ligados à estética. Chumbo, cânfora, uréia e ácido retinóico, pressentes em alguns cremes usados rotineiramente, devem ser evitados, por isso especialistas recomendam atenção no momento da compra, quando devem ter preferência artigos à base de ceramidas, glicerina, manteiga de karite e óleos (entre eles o de amêndoas). Uma dica bastante difundida é priorizar cremes com cheiros mais suaves, ajudando assim a evitar enjôos.

As adeptas de limpezas de pele e máscaras faciais não precisam deixar de usá-las, desde que sejam verificados seus ativos, entre os quais pode estar a vitamina C, considerada benéfica pelos especialistas. Vale salientar, contudo, que tratamentos que envolvam radiofreqüência, luz pulsada ou lasers, preenchimentos com ácido hialurônico e a aplicação de toxina toxina botulínica , devem ser interrompidos . Os cremes anti-idade também não são recomendados, mas os protetores e bloqueadores solares estão liberadíssimos, até porque na gravidez aumenta a tendência ao desenvolvimento de melasmas ( manchas na pele ) .

O cuidado com os fios motivo de dúvida para muitas gestantes, que em geral devem evitar secadores e chapinhas e usar shampoos suaves e hipoalergênicos. Para tintura, médicos recomendam esperar até a 20ª semana e nunca aplicar tintas contendo amônia nem chumbo, que não prejudicam a formação do bebê e ainda fazem com que os fios retornem ao tom natural, evitando que sejam necessários muitos retoques. Para quem escolhe as luzes, a dica é esperar o fim do primeiro trimestre e, nos retoques, pedir que o produto seja aplicado a pelo menos dois centímetros de distância da raiz. Muitos salões de beleza não realizam progressiva em mulheres grávidas e até solicitam uma liberação pro escrito do médico para aplicação de tintas, por isso não se esqueça de solicitá-la ao seu médico. Falando em salões, alguns também oferecem esmaltes hipoalergênicos, indicados para as grávidas ao fazer as unhas .

Não é incomum ouvir das futuras mamães queixas sobre inchaço e para isso a drenagem linfática pode ser uma solução. Esse procedimento ajuda a melhorar a circulação, evitando edemas e deixando a gestante bem mais confortável. A drenagem é indicada durante toda a gravidez, porém nos últimos meses pede-se que a barriga fique de lado, visando reduzir o risco de mal-estar e queda de pressão. Os cuidados com o corpo devem persistir também na preparação dos seios da amamentação , com a exposição das aureolas mamárias ( sobre as quais não se deve tratar hidratantes) ao sol por 10 a 15 minutinhos nas últimas semanas de gravidez, para que se tornem mais resistentes e assim menos propensas a rachaduras.

É preciso atenção e alguma disciplina, mas isso não impede que você curta sua gestação de forma leve e feliz! Use roupas que valorizem sua silhueta e evidenciem a barriga na medida em que ela for crescendo. Procure fazer o que você gosta e que eleva sua autoestima , sem nunca ter medo de consultar especialistas sempre que tiver dúvidas. Você e seu bebê merecem todo cuidado e carinho !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *